• Ações de Educação em Saúde Ambiental

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza palestras e abordagens educativas para conscientização e orientação da população sobre doenças transmitidas por animais (zoonoses) e fatores do meio ambiente que colocam em risco a saúde humana Tais ações tem como objetivo divulgar informações que visem sensibilizar e mobilizar a sociedade. Os trabalhos são realizados em escolas, creches, instituições de ensino superior, terminais de ônibus, supermercados, locais de grande movimentação, feiras livres, semáforos, praças, eventos e etc, com o objetivo de diminuir os riscos à saúde da população. São realizadas diversas atividades, tais como: exposição de maquete com diversos ambientes; abordagem, panfletagem e orientação no combate a dengue e outras zoonoses; apresentação de teatro de figurino e de fantoches; contação de estórias com a participação dos personagens interagindo com o público; atividades lúdicas como jogos educativos e brincadeiras para sensibilização quanto à gestão de resíduos e preservação do meio ambiente; pintura de rosto nas crianças; planejamento e execução de oficinas em geral (puffs com pneus, reciclados, etc.). Para o sucesso das atividades de educação em saúde, é importante a integração entre o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) e as comunidades nas quais ele atua. Por isso, o serviço sempre trabalha em parceria com as empresas, sindicatos, escolas e associações de moradores, o que ajuda a diminuir as situações de risco. Quem deseja solicitar orientações, visita técnica ou palestras em sua comunidade, escolas, empresa ou associação de moradores pode ligar para o Fala Vitória 156

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
  • Adoção de Animais e Orientações sobre guarda responsável e manejo

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) possui um canil e gatil onde mantém animais recolhidos nas vias e logradouros em situações que caracterizem risco à saúde pública, tais como casos de animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole. Esses animais são acompanhados por médico veterinário e, após o período de observação, são castrados e disponibilizados para adoção. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar um cão ou gato, desde que apresente documento de identificação com foto, comprovante de residência e assine Termo de Responsabilidade pela Adoção, em que o adotante se responsabiliza por todos os cuidados e necessidades do animal após assumir sua guarda. O CVSA também presta orientação à população sobre guarda responsável e manejo de animais, cuidados básicos de cães e gatos, cuidados para evitar a proliferação de parasitas (pulgas e carrapatos), bem como orienta sobre adequada conduta e manejo de cães e gatos e outros animais domésticos. Adotando medidas preventivas e de guarda responsável, evita-se acidentes à terceiros e à outros animais, assim como a proliferação indesejada de outros animais sinantrópicos no ambiente (pulgas, carrapatos, roedores). O CVSA não recebe animais sadios para doação. Somente são admitidos animais que representem risco à saúde pública, após avaliação técnica da equipe.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    8h às 17h
    156
    Visita ao Canil/Gatil: entre 9h30min às 11h30 e 13h às 17h, exceto finais de semana e feriados.
  • Avaliação por torpedo

    Serviço de avaliação do atendimento prestado pelo município através de mensagem de texto.
    Serviços inicialmente implantados nos locais:
    - Pronto Atendimento da Praia do Suá;
    - Pronto Atendimento de São Pedro;
    - Centro Municipal de Especialidades de Vitória.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João Todos os Dias 156
  • Captura e Recolhimento de Animais Domésticos (Cães e Gatos)

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) é a unidade do sistema municipal de saúde responsável pela vigilância e controle de zoonoses e outros agravos que causem risco à saúde humana. Dessa forma, o recolhimento de animais, e consequentemente a guarda e responsabilidade sobre eles, somente é realizado com base no risco à saúde pública e quando verificado o risco sobre a segurança das pessoas ou de outros animais. Sendo assim, são situações passíveis de recolhimento de cães e gatos pelo CVSA: animais atropelados (por serem suspeitos de doença neurológica, como a raiva); animais que manifestam comportamento agressivo sem estímulo aparente; fêmeas no cio (por estimular o comportamento agressivo entre machos); fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da ninhada e coloquem em risco a população do entorno. O serviço de recolhimento de animais é realizado todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Castração de Cães e Gatos

    O serviço de esterilização de cães e gatos é realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) prioritariamente em áreas consideradas de risco do ponto de vista de saúde pública, onde a castração e a orientação sobre guarda responsável aos proprietários de animais se mostram ferramentas importantes para controle de zoonoses e agravos relacionados. Para ter acesso ao serviço, faz-se necessário registro da solicitação pelo Sistema SIC-156, com informações completas do solicitante (nome, telefone celular e ou fixo), quantidade, espécie, porte e sexo do(s) animal(is) e endereço completo de residência. De posse dessas informações, a equipe do CVSA realiza uma triagem e entra em contato com os munícipes solicitantes por telefone ou via sistema 156. Para as solicitações que se enquadram nos critérios de seleção como prioritárias, o proprietário do animal é convidado para assistir uma palestra sobre Guarda Responsável, em que são expostos os riscos e benefícios do procedimento, bem como os deveres do cidadão enquanto responsável por um cão e gato (conduta adequada para trânsito de animais, cuidados médicos veterinários recomendados, obrigações em relação ao recolhimento das fezes, etc). Atualmente são consideradas prioritárias as solicitações dos bairros das Regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, por serem esses os bairros com maiores índices de agressões por animais, maior número de solicitações de recolhimento de animais recebidos pelo SIC-156 e maior cobertura vacinal nas campanhas de vacinação, o que sugere maior população de cães e gatos naqueles bairros e a maior necessidade de reforço nas orientações sobre guarda responsável junto aos respectivos proprietários. Também são selecionadas situações específicas identificadas na rotina das equipes de Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e servidores da Equipe de Controle Animal, que se enquadram no critério de risco à saúde (caso de acumuladores, pessoas em situação de rua ou situações que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública).

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Central de Transporte Sanitário

    A (CTS) é um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória que tem como característica principal a remoção em caráter eletivo dos munícipes de Vitória que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em tratamento em instituições vinculadas ao SUS. O pedido é feito pelas Unidades Básicas de Saúde que encaminha a CTS para regulação de acordo com Protocolo de Atendimento. A GRCA responde pela CTS.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg, ter, qua, qui, sex, sab
    6h às 23h
    3132-2120
    3132-5023
    3132-5050
  • Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas - CAPSad

    Atendimento de atenção diária à pacientes adultos com transtornos causados por álcool e outras drogas. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, médico clinico,enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta. Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos em grupos ou individuais e atendimentos aos familiares. Os principais objetivos do CAPS são o tratamento, reabilitação, e reinserção social , dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) Rua Álvaro Sarlo, 181 - Ilha de Santa Maria seg-sex
    7h às 20h
    3132-5104
  • Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro - CAPSSP

    Atendimento de atenção diária à pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 18 anos. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta. Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos do CAPS são o tratamento, reabilitação, e reinserção social na sociedade, dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo atenção aos familiares.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Atenção Psicossocial São Pedro (CAPS Sp III) Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José seg-sex
    7 às 19 horas
    3332-8094
    3332-8133
  • Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSi

    Atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com transtornos mentais graves. A equipe é formada por médico psiquiatra e pediatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeuta, arteterapeutas, terapeutas ocupacionais, professor de educação física, técnicos de enfermagem. As atividades são: consultas individuais e de grupo, atendimento às famílias, atividades de reabilitação psicossocial (inclusive natação e práticas esportivas), oficinas de música e de arteterapia, terapia ocupacional, psicoterapia, atendimento domiciliar (visitas domiciliares e atendimento domiciliar nos casos em que a crianças ou adolescente encontra-se impossibilitada de comparecer ao serviço).

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSi Rua Amélia da Cunha Ornelas, 431 - Bento Ferreira seg-sex
    7h às 19h
    3225-3698
  • Centro de Especialidades Odontológicas - CEO

    Oferece consultas em endodontia, periodontia, cirurgia buço-maxilo, consulta para pacientes com necessidades especiais, prevenção câncer de boca prótese dentária e Raio X odontológico. Funciona junto ao Centro Municipal de Especialidades - CME do centro.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro Municipal de Especialidades de Vitória Avenida Dário Lourenço de Souza, 120 - Mário Cypreste seg-sex
    7h às 21h
    3322-3892
    Centro Municipal de Especialidades São Pedro (Cmesp) Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José -
  • Centro de Informações Estratégicas de Vigilância (Cievs)

    Atua no manejo de riscos de saúde pública municipal, sendo um elemento facilitador da resposta coordenada envolvendo todos os setores afins, promovendo a divulgação e a manutenção de comunicação permanente adequada e eficiente para recebimento das notificações de riscos de saúde pública municipal, em tempo integral, 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias do ano. Adota de forma ágil medidas adequadas para a investigação epidemiológica, profilaxia e bloqueio da disseminação de doenças. Casos em que os profissionais de saúde precisem notificar doenças de notificação imediata, bem como esclarecer dúvidas de critérios de notificação, diagnóstico e manejo clínico, entre outras situações, poderão acessar esse serviço.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João Todos os Dias
    Plantão 24 h pelo celular (27) 98825-1263
    3132-5021
    3132-8078
  • Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT)

    Atendimento diário a adultos, adolescentes e crianças em uso de álcool e outras drogas. Possui uma equipe interdisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, técnicos desportivos e um setor administrativo. Os principais objetivos do CPTT são a prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário de drogas e álcool, por meio de projetos terapêuticos individualizados, com modalidades de atendimento intensivo, semi - intensivo e não intensivo. Aliada a um grupo de profissionais que oferece oficinas de terapia ocupacional e do corpo, musicoterapia, oficina de poesia e arteterapia.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) Rua Álvaro Sarlo, 181 - Ilha de Santa Maria seg-sex 3132-5104
    Adultos: de segunda a domingo, 24 horas
    Crianças e adolescentes: de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas
  • Centro de Referência de Atendimento ao Idoso - CRAI

    OO Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) se insere na rede de atenção à saúde como um ponto de Atenção Ambulatorial Especializado, que oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoas idosas com idade acima de 60 anos, moradoras do Município de Vitória, com agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional. O atendimento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem. O CRAI oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes da Atenção Básica. Este matriciamento se constitui em uma estratégia de apoio às equipes para o manejo de casos mais complexos, com compartilhamento de saberes e práticas visando o fortalecimento e ampliação das ações voltadas para a saúde da pessoa idosa. O encaminhamento ao CRAI é feito pelo médico na Unidade Básica de Saúde do Município de Vitória, do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 Crai - Forte São João seg-sex
    7h às 19h
    3132-5010
  • Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis - CR IST

    Atenção diária aos munícipes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, cirurgião dentista, enfermeiros, farmacêutico, médicos, psicólogos; profissionais de apoio técnico: auxiliares e técnicos em enfermagem, auxiliares de laboratório, auxiliar de saúde bucal e um setor administrativo - assistentes administrativo e diretor. O principal objetivo do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis é a ação de prevenção, diagnóstico e tratamento dos usuários com IST, bem como referência para PEP - profilaxia de acidentes com material biológico e intercorrências do sexo desprotegido e na capacitação de profissionais da rede municipal e de outros atores para atuação na área de ISTs.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis Rua Cais de São Francisco, 54 - Centro seg-sex
    7h às 19h
    3132-5106
    3132-5108
    3132-5109
    Realização de exames: segunda a sexta de 7h às 17h.
  • Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA)

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) consiste em uma Unidade do sistema local de saúde, voltada à vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de fatores ambientais que podem colocar em risco a saúde humana. Esse serviço desenvolve um conjunto de ações que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, tais como a população de animais, vetores, reservatórios, hospedeiros e de fatores não biológicos do meio ambiente (água, ar e solo). O principal objetivo do CVSA é executar ações dirigidas com o propósito de promover e proteger a saúde da população de Vitória, a partir da identificação, eliminação e/ou redução das situações ou dos fatores de risco associados à ocorrência de doenças e agravos, por meio dos seguintes serviços: Controle de Vetores (mosquitos), Controle de Animais Reservatórios (cães, gatos e morcegos), Controle de Roedores e Animais Sinantrópicos, Laboratório de Entomologia, Parasitologia, Micologia e Malacologia, Educação em Saúde Ambiental, Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, Vigilância da Qualidade do Ar e a Vigilância de Populações Expostas a Solos Contaminados. A Equipe do CVSA é formada por biólogos, médicos veterinários, oceanógrafo, engenheiro, agentes de combate às endemias, agentes de saúde, auxiliares e técnicos de laboratório, dentre outros profissionais.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
    Visita ao Canil/Gatil: entre 9h30min às 11h30 e 13h às 17h, exceto finais de semana e feriados.
  • CENTRO MUNICIPAL DE ESPECIALIDADES DR APRÍGIO DA SILVA FREIRE

    O Centro Municipal de Especialidades (CME) oferece consultas e exames especializados por meio de encaminhamento das unidades de saúde. Ele está situado em Mário Cypreste e funciona de segunda a sexta-feira.
    Os pacientes são atendidos nas seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroentereologia, neurologia, obstetrícia (alto risco), oftalmologia, ortopedia , otorrinolaringologia , proctologia, psiquiatria, reumatologia, urologia, homeopatia, acupuntura e pequenas cirurgias.

    O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) também funciona no Centro Municipal de Especialidades. O CEO oferece os serviços de radiologia, endodontia (tratamentos de canal), periodontia (tratamentos na gengiva) e prótese dentária (dentaduras).
    No CEO também é feito o diagnóstico de câncer de boca, incluindo biopsia, e são atendidas as pessoas com deficiência mental e neurológica.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro Municipal de Especialidades de Vitória Avenida Dário Lourenço de Souza, 120 - Mário Cypreste seg-sex
    7h às 20h
    3322-2438
  • CENTRO MUNICIPAL DE ESPECIALIDADES SÃO PEDRO (CMESP)

    O CMESP oferece consultas em cardiologia, reumatologia, alergologia, neurologia, endocrinologia, gastroenterologia, através de integração ensino - serviço em parceria com a Multivix. Temos CEO: Centro de Especialidades Odontológicas Oferece consultas em endodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilo, consulta para pacientes com necessidades especiais, prevenção de câncer de boca e Raio X odontológico. Funciona junto ao Centro Municipal de Especialidades de São Pedro. E ainda o Serviço de Referência em Direitos Sexuais e Reprodutivos com a oferta de consultas em urologia e ginecologia com a realização de vasectomia(esterilização cirúrgica) e inserção de DIU (Dispositivo Intra Uterino).

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro Municipal de Especialidades São Pedro (Cmesp) Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José seg-sex
    7h ás 18h
    3323-3777
    3332-3700
  • Controle da Infestação de Mosquitos

    Os mosquitos são vetores potenciais de diversas doenças e se reproduzem por meio da deposição de ovos em locais com água acumulada. Em função das características do ambiente urbano, a cidade dispõe de muitos depósitos que podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos, sejam eles naturais (valas, charcos e outros alagados) ou artificiais (caixas de passagem, fossas, fosso de elevadores, vaso sanitário, calhas, ralos, materiais descartáveis, pratos, vasos, pisos, lajes, marquises, bueiros, pneus, garrafas, etc). Por isso, o monitoramento e controle desses insetos é uma atividade imprescindível para reduzir o risco da população adquirir doenças importantes ou sofrer com o incômodo das picadas e das atividades de repasto das fêmeas aladas (especialmente na hora de dormir). O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza um conjunto de ações de monitoramento e controle de mosquitos de diversas espécies, para fins de minimizar os incômodos causados por eles e o risco de transmissão de doenças. Esse controle é realizado nas áreas públicas do município sujeitas ao acúmulo de água e em criadouros com maior concentração de matéria orgânica, tais como bueiros, bocas-de-lobo, poços de vistoria da rede pluvial, galerias, charcos, alagados e valas. Para avaliar a qualidade das ações e a infestação de mosquitos, são monitoradas diariamente armadilhas luminosas para captura de mosquitos adultos, distribuídas em todas as Regiões de Saúde de Vitória. O morador de Vitória que se sinta incomodado com a presença de mosquitos pode solicitar o serviço pelo Telefone 156. As reclamações recebidas auxiliam a equipe técnica a estabelecer prioridades para atendimento com o serviço.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
  • Controle de abelhas, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos

    Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta os munícipes sobre o controle de animais peçonhentos em locais com risco de acidente, bem como realiza o controle químico desses animais (escorpiões, vespas, aranhas e etc) quando houver risco à saúde humana. Quanto verificada a presença de abelhas em prédios públicos e em situações de risco à saúde, é realizada a remoção do enxame por meio de uma empresa especializada.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Controle de Caramujos Africanos

    O caramujo africano é um animal exóticos que foi introduzido no país na década de 80 e tornou-se uma praga por não haver predador natural que possa controlar a população. Cada indivíduo hermafrodita pode colocar 400 ovos a cada postura, a qual pode ocorrer até cinco vezes ao ano, o que ocasiona grandes infestações, especialmente após períodos de chuva, em que apresentam maior atividade. A erradicação definitiva dos animais torna-se um grande desafio. No entanto, a fim de controlar a infestação, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) monitora as áreas de ocorrência do município, especialmente em períodos após as chuvas. Esse monitoramento é realizado principalmente pelo atendimento de demandas recebidas no SIC-156 ou outros meios de comunicação. O atendimento de demandas sobre infestação de caramujos envolve orientação a população, catação manual em áreas públicas infestadas e, em último caso, aplicação de produtos químicos em áreas públicas para controlar grandes quantidades de caramujos. Orientações quanto à catação manual do caramujo africano: • Realizar catação manual dos caramujos nos quintais de casas sempre com mãos protegidas por luvas ou sacolas plásticas; • Quebrar as cascas antes da incineração dentro de um balde, com um cabo de madeira de ponta quadrada, evitando que se tornem reservatórios de água para mosquitos e outros organismos; • Incinerá-los completamente com muito cuidado utilizando um copo de álcool e longe de crianças para se evitar acidentes. De preferência uma única pessoa deve executar o procedimento. Seqüência: utilizar uma lata perfurada com pequenos furos ao fundo cobertos por um pano, visto que os caramujos exudam grande quantidade de água quando incinerados, o que acaba por apagar o fogo; • Após a queima, dispor o resto no lixo comum; • Fazer busca diária no terreno para verificar se não há outros locais onde existam mais moluscos. • Manter a catação local diária e constante num primeiro momento, a qual deve se repetir daí em diante, semanalmente, visto que cada postura dos caramujos pode conter centenas de ovos, que eclodirão em períodos subseqüentes e reinfestarão o ambiente local novamente, sempre que chover, estiver úmido ou nublado; • Não é recomendado o uso do sal para controle dos caramujos, conforme exposto acima. Medidas simples podem colaborar na redução da população de animais sinantrópicos, tais como esses moluscos: • Manter o jardim, quintal e áreas verdes limpos e capinados, descartando resto de obra, entulho, pedras e acúmulo de material orgânico (capim, folhas, galhos, etc), pois são esconderijos ideais para os moluscos; • Não jogar os caramujos lançando-os em terrenos baldios, na rua ou diretamente no lixo, o que proporcionará um incremento na proliferação desta praga urbana em outros locais; • Não esmagar os caramujos no local o que promove exposição, apodrecimento de sua carne e acúmulo de moscas, baratas e roedores com conseqüente produção de odor;

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Controle de pulgas e carrapatos

    O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico. No que se refere ao controle de pulgas e carrapatos, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta aos munícipes sobre o controle dessas pragas nas residências (que envolve o tratamento do cão/gato e do ambiente) e realiza o controle químico em áreas onde há risco à saúde humana, já que esses animais podem ser transmissores de doenças graves como febre maculosa, tifo, peste e outros agravos. O serviço também realiza a desinsetização de Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Controle de roedores

    O controle de roedores nas cidades mostra-se como um grande desafio, visto que a urbanização acelerada contribui para criação de condições ambientais que favorecem a instalação e manutenção desses animais nas vias públicas e nos imóveis. Por serem transmissores de diversas doenças, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza o controle da população de roedores por meio da aplicação de raticidas em Unidades de Saúde e em determinadas localidades do município prioritárias para controle, a partir de indicadores ambientais e epidemiológicos, a saber: (1º) áreas sujeitas a alagamentos e ou que apresentem condições socioambientais favoráveis à proliferação de roedores, notadamente aquelas relativas a saneamento e habitação; (2º) existência de casos notificados de leptospirose; (3º) áreas que apresentam grande demanda social para execução de ações voltadas ao controle de roedores; (4º) áreas com maior concentração de atividades relacionadas à alimentação. São tratadas as Unidades de Saúde do município, áreas públicas e imóveis para bloqueio de casos notificados de leptospirose ou em caso de agressão por roedores, por meio da aplicação de raticidas em bueiros, tocas e outros locais que servem de abrigo ou acesso de ratazanas, rato-de-telhado e camundongos. O morador de Vitória que se sinta incomodado com a presença de roedores pode solicitar o serviço pelo Telefone 156. As reclamações recebidas auxiliam a equipe técnica a estabelecer prioridades para atendimento com o serviço.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Controle do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya e Visitas Domiciliares

    As Diretrizes Nacionais para controle de epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti preconizam a realização de visitas a cada imóvel do município, seja ele residencial, comercial, lote ou terreno. Em Vitória, são realizados ao menos 04 ciclos de visita, com intervalo entre uma visita e outra de 03 meses. Essa atividade é realizada pelo Agente de Combate às Endemias (ACE), que exerce a função uniformizado, identificado e portando bolsa de campo com identificação da Prefeitura de Vitória. Na visita, o Agente orienta os proprietários de imóveis sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, elimina criadouros e, quando não é possível a eliminação, realiza aplicação de larvicidas químico para impedir que as larvas se desenvolvem em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. O morador ou proprietário de imóvel em Vitória que não tenha recebido uma visita do agente nos últimos 03 (três) meses pode solicitar a visita domiciliar mediante agendamento pelo Telefone 156. Por esse telefone também podem ser feitas denúncias de situações de risco para proliferação de mosquitos, as quais são verificadas pelas equipes de Agentes de Endemias.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
  • Controle e Orientações sobre Pombos

    O pombo doméstico (Columba livia) é uma ave comum na maioria das cidades em quase todos os países. Visto que o Brasil não constitui seu habitat original, não há predadores locais em quantidade que promovam um controle biológico natural eficiente (exemplo de falcões, gaviões e felinos). Com isso, os mesmos proliferam-se em grande número devido à grande oferta e disponibilidade de alimento e água que encontram no meio urbano, motivo pelo qual essa espécie é considerada como sinantrópica nociva (praga urbana), conforme o que dispõe a Instrução Normativa IBAMA n° 141/2006. Desde o momento em que se instalam, essas as aves estabelecem grande afinidade com seu domicílio fazendo do mesmo seu abrigo vitalício. Somente a interrupção do suprimento alimentar/água e a aplicação de um sistema eficaz de barreiras físicas impedirão sua permanência e retorno ao local. Conforme estabelecido em legislação, a eliminação direta dos indivíduos somente pode ser adotada como alternativa quando esgotadas as medidas de manejo ambientais, ou seja, quando eliminado ou alterado o acesso aos recursos utilizados pelos animais, que possibilitam sua instalação e manutenção em determinado ambiente. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza visitas técnicas e orientações sobre controle da população de pombos em imóveis e locais públicos no município. Qualquer demanda relativa a infestação de pombos deve ser registrada pelo telefone 156, para que a equipe possa agendar uma visita técnica ao local e verificar quais as medidas são necessárias para o desalojamento dos animais e eliminação da possibilidade de novo acesso ao ambiente para repouso e nidificação (formação de ninhos), principalmente por meio de barreiras físicas.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
  • Escola Técnica e Formação Profissional da Saúde - ETSUS

    Tem por objetivo a formação profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS - tendo em vista o atendimento das demandas, por meio da utilização de metodologias ativas destinadas à melhoria das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica. Visa à implementação de políticas de educação profissional em saúde, prioritariamente para os trabalhadores do SUS, e ainda a formular e promover a gestão da Educação Permanente em Saúde e processos relativos à mesma, orientados pela integralidade da atenção a saúde.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Rua Maria de Lourdes Garcia, 520 - Ilha de Santa Maria seg-sex
    8h às 18h
    3132-5194
  • Gerência de Assistência Farmacêutica

    Acesso a medicamentos de qualidade, seguros e eficazes, bem como promover o seu uso racional. Garantir o desenvolvimento das atividades do ciclo da assistência farmacêutica (seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação).

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    8h às 18h
    3132-5031
  • Gerência de Atenção a Saúde

    Garantia à população de serviços com qualidade, equidade em atendimento às necessidades de saúde, mediante aprimoramento da política pública de atenção à saúde. Atenção a Saúde. Ampliar o acesso da população a serviços de Atenção Básica e Especializada com qualidade, equidade e em tempo oportuno ao atendimento das necessidades de saúde.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    8h às 18h
    3132-5193
  • Gerência de Gestão do Trabalho e Saúde

    Promoção da gestão do trabalho e educação em saúde com foco na contribuição à adequada formação, alocação, qualificação, valorização e incentivo ao desempenho, assim como a democratização das relações de trabalho no Sistema Único de Saúde.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    9h às 17h
    3132-5073
  • Gerência de Regulação, Controle e Avaliação

    A GRCA é uma unidade administrativa da SEMUS que tem como objetivo a regulação da atenção à saúde, através da organização, controle, gerenciamento e priorização do acesso, bem como a elaboração dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS, conforme preconiza a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), Portaria nº 1.559, 01/08/2008. Suas ações e estratégias visam o alcance de melhores resultados em termos de impacto na saúde da população. A GRCA tem duas coordenações: Coordenação de Regulação (CR) e Coordenação de Controle e Avaliação (CCA).

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    8h às 18h
    3132-5012
    3132-5190
  • Gerência de Serviços de Apoio a Atenção (GSA)

    Consiste na solicitação de serviços de manutenção, conservação e pequenas reformas dos prédios da Secretaria Municipal de Saúde.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    de 8h às 18h
    156
  • Laboratório Central Municipal

    Serviço de apoio diagnóstico que realiza exames laboratoriais a partir das requisições de exames de todos os serviços de saúde da rede e Pró-Matre. Realiza sorologia de dengue para outros municípios da região metropolitana. O laboratório não possui sala de coleta, as coletas são feitas nas próprias Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência DST/AIDS e Prontos Atendimentos Municipais.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Pronto Atendimento Municipal 24h Rua Almirante Tamandaré, 15 - Praia do Suá Todos os Dias
    24h
    3137-2766
    Funciona 24h para atender as Unidades de Prontos Atendimentos do município
  • Monitoramento da qualidade das Areias utilizadas para fins de lazer

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza análises e pesquisa de parasitas e fungos causadores de zoonoses, transmitidas por meio do contato com areias contaminadas por fezes de animais em praias e tanques de areias de praças, parques e escolas públicas a cada 06 (seis) meses. O CVSA também orienta os responsáveis a evitar entrada de animais como cães e gatos nesses locais, pois suas fezes podem contaminar a areia com verminoses e fungos. Os laudos das análises são encaminhados para as Secretarias e Unidades de Ensino responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços, com orientações sobre a troca da areia contaminada (quando há presença de parasitas) e medidas preventivas e corretivas de manejo do espaço. As informações referente às areias de EMEFs e CMEIs também são encaminhadas à Vigilância Sanitária Municipal.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Monitoramento e Orientações sobre Morcegos

    O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) atende solicitações da população para identificação de possíveis abrigos de morcegos e orienta sobre como desalojar esses animais de imóveis e residências, bem como sobre os cuidados quanto ao controle, contato ou presença de morcegos. Também são recolhidos animais que agrediram pessoas ou que estejam debilitados, mortos ou em situação suspeita que represente risco para a saúde humana. O recolhimento é feito tanto dentro de imóveis quanto em locais públicos, tais como praças, ruas e jardins. Os animais recolhidos são encaminhados para exame de laboratório, para investigação sobre a presença do vírus da raiva. Os morcegos são mamíferos voadores comuns no ambiente urbano. Sendo assim, é comum que haja vestígio da presença desses animais. Em função da sua importância biológica, são protegidos por Lei Federal e a erradicação destes não é permitida, exceto no caso de morcegos hematófagos (que se alimentem de sangue) que estejam atacando pessoas, situação que não há registro em Vitória. Apesar de serem comuns, o contato com morcegos pode ser perigoso, pois eles podem transmitir o vírus da raiva para seres humanos, cães e gatos, doença grave e letal em 100% dos casos. Sendo assim, orientamos que caso tenha QUALQUER TIPO DE CONTATO com morcego ou caso SUSPEITE que tenha tido contato (por exemplo, acordar com o animal em cima da cama ou no quarto), procure IMEDIATAMENTE a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal (por exemplo caído no chão, em vias públicas, pendurados em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia, que adentrem residências etc), NÃO TOQUE no animal e ligue imediatamente para o telefone 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal SEM TOCÁ-LO utilizando panos, caixas de papel, baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que o animal seja recolhido pela equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ). Para residências próximas das árvores com frutos, flores ou de áreas de vegetação mais densa, orientamos que a árvore seja podada (ou que seja feita a solicitação de poda) bem como que as janelas sejam protegidas por telas, para evitar a entrada desses animais nas residências. A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental - CVSA) - endereço: Rua São Sebastião, S/N, bairro Resistência.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    156
  • Ouvidoria do SUS

    Canal democrático direto de diálogo entre os usuários do sistema SUS e a gestão. Atua como mediador, buscando o equilíbrio entre os entes envolvidos. Contribui para o pleno exercício de cidadania e para o fortalecimento do SUS. Na Ouvidoria você poderá fazer: Denúncia – para indicar uma irregularidade na administração ou no atendimento prestado; Reclamação – para relatar uma insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde; Solicitação - quando se requer acesso ou ações e/ou serviços de saúde; Pergunta - quando se busca uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde; Elogio - para demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pelo SUS; Sugestão - para propor ação considerada útil à melhoria do SUS.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    8h às 18h

  • Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA)

    O Programa Vigiágua realiza coleta de amostras de água para consumo humano a fim de monitorar a qualidade da água tratada que é fornecida pela concessionária (no caso, a CESAN). São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011 (residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli - o que indica contaminação da água por fezes). No caso, mensalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento (“água da rua”) em vários estabelecimentos públicos de interesse a saúde (Unidades de Saúde, CMEIs, EMEFs, Hospitais) e coleta de água nos dois rios que abastecem o município (Rio Jucu e Rio Santa Maria) para determinação da concentração de cianobatérias (microorganismos que quando presentes na água representam risco à saúde). Caso não esteja dentro das normas, a água de fornecida pode ser a origem de algumas enfermidades causadas por bactérias, vírus, protozoários, helmintos ou até mesmo substâncias químicas. Quando as Unidades de Saúde notificam casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarréia, a equipe realiza a coleta da água do reservatório da residência ou estabelecimento (caixa d’água, bebedouro, torneira da cozinha, entre outros) para investigação da presença de coliformes totais e E. coli. A população pode solicitar orientações sobre limpeza e boa conservação dos reservatórios de água pelo Telefone 156.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    7h às 16h
    156
  • Pronto Atendimento (PA) - Policlinica de São Pedro

    São Unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências com funcionamento nas 24 horas do dia, habilitadas a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade. São estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências. Seu principal objetivo é atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da Unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a rede de Unidades Básicas de Saúde não está ativa. Possui atendimento clínico, pediátrico, odontológico, pequenas cirurgias (anestesia local, exceto para crianças), leitos de observação para clínica médica e pediatria, leito de isolamento para adulto, sala de emergência, laboratório e Raio X 24h.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Pronto Atendimento de São Pedro Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José Todos os Dias
    24h
    3132-5099
    3132-5100
    24 horas para casos de urgência médica e até as 22 horas para casos de urgência odontológica
  • Pronto Atendimento (PA) - Praia do Suá

    São Unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências com funcionamento nas 24 horas do dia, habilitadas a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade. São estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências. Seu principal objetivo é atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da Unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a rede de Unidades Básicas de Saúde não está ativa. Possui atendimento clínico, pediátrico, odontológico, pequenas cirurgias (anestesia local, exceto para crianças), leitos de observação para clínica médica e pediatria, leito de isolamento para adulto, sala de emergência, laboratório e Raio X 24h.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Pronto Atendimento Municipal 24h Rua Almirante Tamandaré, 15 - Praia do Suá Todos os Dias
    24h
    3137-2776
  • Recolhimento de primatas mortos (macacos, saguis, etc)

    A ocorrência de primatas mortos (macacos, saguis, etc) representa suspeita de circulação de doenças na localidade, a exemplo da febre amarela e raiva animal, de forma que o monitoramento desses registros ajudam a avaliar se está havendo circulação do vírus próximo a populações humanas. Esses animais atuam como sentinelas, pois são sensíveis a esses agravos, indicando ao serviço de saúde que deve ser feito um trabalho preventivo sobre as doenças na localidade onde eles são encontrados mortos. Os macacos mortos devem ser encaminhados para o CVSA, para coleta de amostras biológicas do corpo do animal para exames laboratoriais, referente a febre amarela e raiva animal. Caso encontre algum macaco morto, ligue para o telefone 156 e solicite o recolhimento. Macacos, assim como morcegos, são animais silvestres que vivem no ambiente urbano. Esses animais podem transmitir doenças graves, como a raiva, e por isso deve ser evitado qualquer tipo de contato com humanos e animais domésticos. Não forneça alimento com as mãos e não deixe alimento disponível para macacos ou qualquer outro animal silvestre. Além do risco de transmissão de doenças, alimentá-los contribui para o aumento da população desses animais e permanência de indivíduos próximo às residências, inclusive adentrando os imóveis, aumentando, assim, o risco de contato de animais silvestres com seres humanos e outros animais domésticos, como cães e gatos. Em caso de qualquer tipo de contato com animais silvestres, procure IMEDIATAMENTE a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência Todos os Dias 156
    Telefonar para o 156 ou abrir chamado pelo site http://sistemas.vitoria.es.gov.br/sic/aberto/cadastro/?from=geral ou pelo aplicativo Vitória Online
  • Salvamento Marítimo

    Parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Guarda Municipal. São 06 postos fixos e 02 barcos infláveis no monitoramento de embarcações durante todo o ano. No verão são 14 postos de observação com dois guarda-vidas cada e 02 barcos infláveis no monitoramento de embarcações.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João 8h às 18h 3132-5070
  • Serviço de Atenção às pessoas em Situação de Violência de Vitória - SASVV

    O SASVV presta assistência em saúde aos munícipes de Vitória, que necessitam de atendimento multidisciplinar. Atende pessoas em situação de violência física, sexual, psicológica ou negligencia.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro Municipal de Especialidades São Pedro (Cmesp) Rodovia Serafim Derenzi, 4570 - São José seg-sex
    8h às 17h
    3332-3290
  • Serviço de Orientação ao Exercício - SOE

    O objetivo é desenvolver na população o hábito de praticar uma atividade física. Para isso são disponibilizados Módulos SOE em vários pontos da cidade, com atividades físicas, de orientação e de prevenção.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Módulo Soe - Baia Noroeste Rua da Coragem, - Santo André -
    Alongamento: terça às 7h e quinta às 7h e 18h, e terça e quinta às 9h na Unidade de Saúde de São Pedro V
    Circuito: sexta às 18h
    Circuito funcional: segunda, quarta e sexta às 7h
    Ginástica: terça às 18h
    Módulo Soe - Bairro de Lourdes Rua Professora Zilda Andrade, 20 - De Lourdes - 3132-5070
    Aeróbica: sexta às 18h40
    Alongamento: segunda, quarta e sexta às 7h15 e às 19h30
    Ginástica: terça e quinta às 7h10 e segunda e quarta às 18h40
    Yoga: terça e quinta às 18h40
    Módulo Soe - Barreiros Rodovia Serafim Derenzi, 10505 - Santa Martha -
    Alongamento: terça e quinta às 7h10
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 7h
    Ginástica localizada: segunda, quarta e sexta às 19h
    Módulo Soe - Beira Mar Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, - Forte São João - 3132-5070
    Alongamento: terça e quinta às 19h10
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 7h10 e terça e quinta às 19h
    Yoga: segunda e quarta às 18h30
    Módulo Soe - Goiabeiras Avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, 577 - Maria Ortiz - 3132-5070
    Alongamento: terça às 7h15 e quinta às 7h
    Alongamento e caminhada: sex 19h
    Ginástica: segunda e quarta às 7h e às 19 h
    Yoga: sex 7h e terça e quinta 18h45
    Módulo Soe - Horto de Maruípe Avenida Maruípe, 1750 - Da Penha -
    Alongamento: segunda e quarta às 7h10 e terças e quintas às 19h
    Ginástica: terça e quinta às 7h10 e segunda, quarta e sexta às 19h
    Yoga: segunda e quarta às 7h45 e sexta às 7h10
    Módulo Soe - Ilha de Monte Belo Rua João Vieira, 60 - Monte Belo -
    Alongamento: sexta às 7h
    Ginástica: terça e quinta às 7h
    Módulo Soe - Jardim Camburi Avenida Dante Michelini, 4470 - Jardim Camburi - 3132-5070
    Abdominal: terça e quinta às 19h40
    Alongamento: terça e quinta às 6h30, 7h30 e 19h
    Circuito: quarta às 6h30 e sexta às 7h30
    Ginástica: segunda às 6h30, 7h30 e 19h, quarta às 7h30 e 19h e sexta às 6h30 e 19h.
    Módulo Soe - Parque Chácara Paraíso Rua Guilherme Ayres, S/N - Barro Vermelho seg, qua, sex
    Alongamento: segunda, quarta e sexta à 7h.
    Módulo Soe - Parque Moscoso Avenida Cleto Nunes, 242 - Parque Moscoso -
    Alongamento: segunda, quarta e sexta às 7h e segunda e quarta às 18h
    Circuito: segunda a sexta às 19h
    Ginástica: terça e quinta às 7h e terça, quinta e sexta às 18h
    Yoga: quinta às 8h
    Módulo Soe - Pedra da Cebola Rua João Baptista Celestino, 11 - Mata da Praia - 3132-5070
    Alongamento: terça e quinta às 7h e 19h10
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 7h e 19h
    Yoga: segunda e sexta às 8h e terça e quinta às 18h
    Módulo Soe - Praça dos Desejos Avenida Américo Buaiz, 600 - Enseada do Suá - 3132-5070
    Alongamento: terça e quinta às 18h20
    Capoeira: segunda e quarta às 19h10
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 18h20 e terça e quinta às 7h
    Hidroginástica: segunda, quarta e sexta às 7h10
    Módulo Soe - Praia de Camburi Avenida Dante Michelini, - Jardim da Penha - 3132-5070
    Alongamento:seg/qua 18h50
    Alongamento/abdominal:seg/sex 7h
    Caminhada:seg/qua 8h
    Capoeira:ter/qui 19h30
    Circuito:qua 7h sex 19h
    Ginástica:ter/qui 7h e 19h
    Hidroginástica:seg/qua/sex 7h
    Vôlei:seg 7h qua/sex 8h
    Yoga:ter/qui 8h
    Módulo Soe - Prainha de Sto Antônio Avenida Dário Lourenço de Souza, 790 - Mário Cypreste - 3132-5070
    Alongamento: terça e quinta às 7h10 e quinta às 19h
    Caminhada: terça às 19h
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 7h10 e 19h
    Yoga: segunda às 8h10
    Módulo Soe - São Pedro I Praça Dom João Batista, S/N - São Pedro -
    Alongamento: terça e quinta às 6h30 e 18h10
    Abdominal: segunda, quarta e sexta às 18h10
    Circuito: segunda às 7h30 e 17h30 e terça e sexta às 17h30
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 6h30
    Módulo Soe - Tancredão Rua Rosilda Falcão dos Anjos, 150 - Mário Cypreste -
    Hidroginástica: terça e quinta às 7h e 19h10
    Ginástica: segunda, quarta e sexta às 7h e às 19h
  • UBS Alagoano - Ariovaldo Favalessa

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Ariovaldo Favalessa Servidão Ernesto Caliari, S/N - Caratoíra seg-sex
    7h às 17h
    3132-5112
    3132-5196
    3222-1997
  • UBS Andorinhas - Dr. Luis Claudio Passos

    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Andorinhas - Dr. Luis Claudio Passos Rua Emílio Ferreira da Silva, 160 - Andorinhas seg-sex
    7h às 17h
    3382-6759
  • UBS bairro da Penha - Dr. Gilson Santos

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - da Penha - Dr. Gilson Santos Rua Padre Luiz Koester, 78 - Da Penha seg-sex
    7h às 18h
    3224-1893
    3382-3062
    3382-6760
    3382-6761
  • UBS Bairro do Quadro - Avelina Maria Lacerda Gonçalves

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - do Quadro - Avelina Maria Lacerda Gonçalves Rua Lucidato Vieira Falcão, 5 - Do Quadro seg-sex
    7h às 18h
    3132-5195
  • UBS Bairro República - Dr. Jolindo Martins

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - República (Dr. Jolindo Martins) Avenida Rozendo Serapião de Souza Filho, 490 - República seg-sex
    7h às 18h
    3135-2035
  • UBS Bonfim - Thomaz Tommassi

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Bonfim (Thomaz Tommassi) Avenida Marechal Campos, 1490 - Bonfim seg-sex
    7h às 18h
    3132-2055
    3382-3056
  • UBS Conquista/Nova Palestina - Maria Leda Santos

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Conquista - Maria Leda Santos Rodovia Serafim Derenzi, 6090 - Conquista seg-sex
    7h às 17h
    3317-9610
  • UBS Consolação - Maria Rangel Dos Passos

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Consolação - Maria Rangel dos Passos Rua Desembargador Otávio de Carvalho Lengruber, 185 - Gurigica seg-sex
    7h às 18h
    3382-6744
  • UBS Fonte Grande - Dr. Affonso Schwab

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Fonte Grande (Dr. Affonso Schwab) Rua Graciano Neves, 352 - Centro seg, ter, qua, qui, sex, sab
    7h às 18h
    3132-5117
  • UBS Forte São João - Dr. Bolivar De Abreu

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Forte São João (Dr. Bolivar de Abreu) Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João seg-sex
    7h às 18h
    3132-5191
  • UBS Grande Vitória

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Grande Vitória Rua da Vitória 1, 112 - Grande Vitória seg-sex
    7h às 17h
    3323-9222
    3323-9312
  • UBS Ilha das Caieiras - Vereador Nenel Miranda

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Ilha das Caieiras - Vereador Nenel Miranda Rua Felicidade Correia dos Santos, 40 - São Pedro seg-sex
    7h às 17h
    3132-5086
  • UBS Ilha De Santa Maria

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Ilha de Santa Maria Rua Hermes Curry Carneiro, 360 - Ilha de Santa Maria seg-sex
    7h às 17h
    3132-5089
  • UBS Ilha do Príncipe - Dr. Manoel Rocha Coutinho

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Ilha do Principe (Dr. Manoel Rocha Coutinho) Rua Fenelon Gomes, 138 - Ilha do Príncipe seg-sex
    7h às 17h
    3132-2116
  • UBS Itararé - Dilson dos Santos Loureiro

    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Itararé - Dilson dos Santos Loureiro Rua Doutor Arlindo Sodré, 260 - Itararé seg-sex
    7h às 18h
    3381-6913
    3382-6413
    3382-6725
  • UBS Jabour - Dr. Carlito Von Schilgen

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Jabour (Dr. Carlito Von Shilgen) Rua Engenheiro César Dantas, 176 - Jabour seg-sex
    7h às 19h
    3135-2030
  • UBS Jardim Camburi - Raul Oliveira Nunes

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Jardim Camburi (Raul Oliveira Nunes) Rua Belmiro Teixeira Pimenta, 640 - Jardim Camburi seg-sex
    7h às 21h
    3138-8130
  • UBS Jardim da Penha - Otaviano Rodrigues De Carvalho

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades. Oferece também atendimento com Fonoaudióloga e orientação de exercício físico (Educação Física). O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Jardim da Penha (Otaviano Rodrigues de Carvalho) Avenida Francisco Generoso da Fonseca, 320 - Jardim da Penha seg-sex
    7h às 20h
    3315-7921
    3382-6749
  • UBS Jesus de Nazareth - Dr. Luiz Castellar Da Silva

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Jesus de Nazaré (Dr. Luiz Castellar da Silva) Rua Helena Muller, 168 - Jesus de Nazareth seg-sex
    7h às 17h
    3382-6741
  • UBS Maria Ortiz

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Maria Ortiz Rua Professor Renato Ribeiro dos Santos, 271 - Maria Ortiz seg-sex
    7h às 20h
    3135-2034
  • UBS Maruípe

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Maruípe Rua Victor Fritoli Navarro, 20 - Maruípe seg-sex
    7h às 21h
    3382-6742
  • UBS Praia do Suá - Lucilo Borges Sant´Anna

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Praia do Suá (Lucilo Borges Sant’anna) Avenida João Baptista Parra, 45 - Enseada do Suá seg-sex
    7h às 18h
    3382-6512
  • UBS Resistência

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Resistência Rua Nossa Senhora da Conceição, 270 - Resistência seg-sex
    7h às 17h
    3382-6762
  • UBS Santa Luíza - Dr. José Moysés

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Santa Luíza (Dr. José Moyses) Rua Doutor João Carlos de Souza, 330 - Santa Luíza seg-sex
    7h às 17h
    3135-3004
    3135-3005
    3385-4542
  • UBS Santa Martha - Benedito Gomes Da Silva

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Santa Martha - Benedito Gomes da Silva Rua Getúlio Miranda, 70 - Santa Martha seg-sex
    7h às 18h
    3324-7558
  • UBS Santo André

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Santo André Rua da Coragem, 180 - Santo André seg-sex
    7h às 17h
    3323-7222
    3332-7825
  • UBS Santo Antônio - Júlio Cézar Prates Mattos

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Santo Antônio (Júlio Cézar Prates Mattos) Rua Ernesto Bassini, 165 - Santa Tereza seg-sex
    7h às 18h
    3132-5098
  • UBS São Cristovão - Rubens Fritoli

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - São Cristovão Rua Alcides Lyrio do Nascimento, 60 - Tabuazeiro seg-sex
    7h às 18h
    3345-8007
    3345-8965
  • UBS Vitória - Geny Grijó

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são equipamentos locais que atendem a um determinado território de saúde composto por um ou mais bairros.
    Os usuários têm acesso à consulta médica e de enfermagem; atendimento psicológico, social e odontológico; verificação de pressão arterial; curativo; coleta de exames; nebulização; injeção; vacinas; medicamentos; grupos de atendimentos a diversos programas; e encaminhamentos para os Centros de Referência com acesso a consultas e exames de especialidades.
    O acesso à Central de Transporte Sanitário/Ambulância se dá por agendamento na Central de regulação pela Unidade Básica de saúde. Em situações de urgência, acionar o SAMU 192.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Unidade de Saúde - Centro (Geny Grijó) Rua Cais de São Francisco, 54 - Centro seg-sex
    7h às 18h
    3132-5102
  • Vacinação de Cães e Gatos contra Raiva

    A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos, e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, por meio de mordedura, arranhaduras e ou lambeduras. A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ), que fica situado na Rua São Sebastião, S/N, bairro Resistência. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 08:00 às 17:00 horas. Não são aplicadas outras vacinas, somente a antirrábica. Além do posto fixo do CVSA, uma vez por ano é realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, com postos de vacinação distribuídos em diversos pontos do município. Na época da Campanha, os endereços dos postos de vacinação são disponibilizados no site da Prefeitura de Vitória, para consulta por qualquer cidadão. O morador de Vitória que queira tirar dúvidas sobre a vacina ou sobre o serviço pode entrar em contato com a equipe pelo Telefone 156.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (Cvsa) Rua São Sebastião, 99 - Resistência seg-sex
    8h às 17h
    156
  • Vigilância Epidemiológica

    O Serviço de Vigilância Epidemiológica tem como objetivo a vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos, como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.

    Localização
    Local Endereço Funcionamento Telefone(s)
    Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 - Forte São João Todos os Dias
    Plantão 24 h
    3132-5046
    3132-5048